sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Globalização - Efeitos Negativos e Positivos


Efeitos negativos

A globalização nem é tão mais atual, de tão ser falada e praticada.

Virou démodé, criar situações de conflito por meio de internet, se comunicar em segundos, ter celular debaixo do travesseiro, andar, falar, comer, todo mundo igual, que “A burguesia fede” todo mundo já sabe, mas o que seria preciso pra se contradizer a ela.

A internet distancia os próximos e aproxima os distantes. Já virou um ditado contemporâneo.

Os opositores à globalização argumentam que esta gere a exploração da mão-de-obra e dos recursos naturais dos países do Terceiro Mundo e em desenvolvimento. As multinacionais apostam na deslocalização das empresas para os países que oferecem melhores condições de investimento, preço mais baixo da mão-de-obra e menor incidência fiscal sobre a economia e o movimento dos capitais.

Essas multinacionais "sem rosto" secam os recursos naturais dos países do Terceiro Mundo e em vias de desenvolvimento e quando os abandonam levam a riqueza degradada, o ambiente e a economia social.

Os Estados que se queiram impor contra a saída desses conglomerados correm o risco de sofrer sanções econômicas por parte das grandes potências ou por parte de organismos internacionais. No topo desses organismos encontram-se o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio.

Efeitos positivos

Quando se diz que o mundo esta pior ultimamente é uma questão a se pensar, bom a tecnologia está a cada vez mais avançada, que é um efeito capitalista para o nosso comodismo e sedentarismo tudo bem, mas a medicina também nessas ultimas décadas foram descobertas muitas curas de doenças e tratamentos bem mais eficazes. O Brasil hoje é um país rico em natureza, gente solidária, mas ate aonde chega o ponto que ele poderá entrar num dos países dominantes mundiais

Globalizar significa simplesmente integrar, o que se atribui de feitos negativos
não se devem "a globalização", mas aos seus agentes. A integração global, tal qual o mercado, não é ética, tampouco antiética. Ela, enquanto PROCESSO, enquanto liberdade de trocas. Será sempre amoral.

2 comentários:

  1. a globalização tem crescido muito e consequentimente explorado a mão-de -obra nas multi-nacionais que dão oportunidade para pessoas trabalharem dando promoções para as mesmas promovendo dinâmicas dentro das empresas e fazendo que os funcionários tenham duplas funções, num ponto é bom as pessoas aprendem e crescem dentro das mesmas.Sendo respeitadas pelos proprios colegas de trabalho...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...